Corretores agem contra clandestinos

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 2.ª Região (CRECI-SP) intensificou, no início de agosto, a luta contra corretores clandestinos e contra loteamentos clandestinos em todo o Estado de São Paulo. Em 25 de outubro de 2021, o CRECI-SP, que abrange os 645 municípios paulistas, tornou-se a primeira instituição a oficializar parceria com a AELO para a campanha Lote Legal. Assim, os corretores de imóveis estão sendo orientados a denunciar qualquer suspeita de algum empreendimento ilegal e recusar intermediação na venda dos lotes. E mais: o Conselho apertou o cerco aos corretores ilegais, aqueles que agem sem observar normas impostas pela legislação brasileira.

O acordo de cooperação sobre o Lote Legal foi assinado, quase um ano atrás, na sede do CRECI-SP, em São Paulo, pelos presidentes da AELO, Caio Portugal, e do CRECI-SP, José Augusto Viana Neto, diante de três outros diretores da nossa entidade. A foto mostra, da esquerda para a direita, o diretor de Relações Institucionais, Jorgito Donadelli; o diretor de Assuntos Regionais, Elias Zitune; José Augusto Viana Neto, Caio Portugal e o vice-presidente, Luis Paulo Germanos.

Na ocasião, Caio Portugal explicou a Viana a importância de o Lote Legal passar a contar com o apoio dos corretores de imóveis: “Não basta os empreendedores de projetos legalizados de loteamentos, em geral associados da AELO, se preocuparem em combater loteamentos ilegais, como os da criminosa ocupação da área de mananciais de Guarapiranga, na Zona Sul de São Paulo. Os corretores são nossos aliados, diante de qualquer sinal de irregularidade no loteamento ou na documentação do lote. Nessa luta, todos os cidadãos saem ganhando.”

Recentemente, José Viana Neto visitou os comandantes de vários contingentes da Polícia Militar em municípios da região metropolitana de São Paulo, como Osasco, São Caetano do Sul, Santo André e São Bernardo do Campo. Em nome do CRECI-SP, Viana explicou aos comandantes as parcerias que sua instituição firmou com a AELO e com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para fiscalização conjunta em áreas de proteção ambiental, combatendo os loteamentos clandestinos e o exercício ilegal da profissão de corretor. “A PM tem sido grande apoiadora das ações do CRECI, sempre dando cobertura nos momentos mais difíceis e complexos”, disse Viana

Últimos posts

Newsletter