Amazonas age contra ações clandestinas

A exemplo de outros Estados da Região Norte do País, o Amazonas também enfrenta o problema dos loteamentos clandestinos. Um dos casos mais recentes foi descoberto no início de abril, no município de Parintins; Lá, uma Polícia Militar do Amazonas, por meio do 11.º Batalhão da Polícia Militar (BPM) apreendeu materiais utilizados para derrubada de árvores no loteamento Teixeirão.

De acordo com os policiais militares que atenderam a ocorrência, a ação se deu após denúncia via linha direta do 11.º BPM. A equipe policial, ao chegar no local, constatou a derrubada de árvores, da espécie castanheira, algo que caracteriza crime ambiental.

Parintins (foto) faz parte dos 30 municípios que integram a Mesorregião do Centro Amazonense e constitui a Microrregião do Centro, da qual também fazem parte os municípios de Maués, Boa Vista do Ramos, Barreirinha, Nhamundá, Urucará e São Sebastião do Uatumã.

A cidade de Parintins está localizada no Leste do Estado do Amazonas, à margem direita do Rio Amazonas. O Censo de 2022 apontou que esse município é um dos mais populosos do Norte do País, totalizando pouco mais de 115 mil habitantes.

Os PMs apreenderam três terçados, uma corrente de motosserra, litros de gasolina, uma bolsa com ferramentas e garrafa térmica. Ninguém foi preso. O material foi encaminhado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sedema) do município de Parintins.

A economia de Parintins está baseada principalmente na agropecuária. O município concentra rebanhos de gado e de búfalos. E, na lavoura, é elevada a produção de legumes, hortaliças e frutas tropicais, com ênfase na agricultura familiar. A pesca e o turismo também são fontes de renda e de emprego.

A Polícia Militar do Amazonas passou a orientar a população para que lhe informe imediatamente, ao tomar conhecimento de qualquer loteamento ilegal ou clandestinos, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo, assim como ocorre na campanha Lote Legal, lançada há três anos pela AELO de âmbito nacional, em parceria com instituições e com várias prefeituras do Estado de São Paulo.

Últimos posts

Newsletter