Ação contra ilegalidade, na TV Globo Rio

Uma reportagem do experiente jornalista André Trigueiro, apresentada em 4 de agosto no telejornal “RJ TV”, mostrou um caso específico da cidade do Rio de Janeiro, com características semelhantes às de tantos outros episódios que ocorrem em todas as regiões do Brasil. Nas mídias sociais, Trigueiro, especialista em meio ambiente e eventual apresentador do “Jornal Nacional”, festejou o sucesso de sua missão, explicando que, para garantir aquela reportagem, levantou às 4 horas da madrugada e seguiu para o local.

O local era uma área de proteção ambiental, o Parque da Pedra Branca, onde a Prefeitura estava levando adiante o processo de demolição de casas construídas num condomínio totalmente ilegal. A equipe da TV Globo não só focalizou as demolições como também entrevistou várias pessoas do entorno.

E o que é pior: André Trigueiro revelou que, quatro anos atrás, ele havia estado naquele mesmo lugar para cobrir a demolição de casas irregulares no mesmo local. As casas foram, sim, demolidas, mas a quadrilha de loteadores clandestinos, unida aos compradores de lotes, voltaram a construir moradias no Parque da Pedra Branca. É hora de o Rio também adotar algo como o Lote Legal, que a AELO está consolidando.

Vale a pena ressaltar que a reportagem de André Trigueiro foi levada ao ar pela TV Globo regional do Rio, mas teve alcance nacional por meio do site G1: www.g1.com.br

Recordamos que a TV Globo já havia mostrado, no final de 2021, dois casos de loteamentos clandestinos desmantelados junto às áreas de mananciais da região metropolitana de São Paulo: em novembro, o tema ficou restrito ao “SP TV”, regional; em dezembro, o segundo caso teve destaque em pelo “Jornal Nacional”.

Este é o link da reportagem da Globo de 4 de agosto:

 

https://globoplay.globo.com/v/10820078/?s=03

Últimos posts

Newsletter