O presidente da AELO, Caio Portugal, definiu com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), engenheiro Vinicius Marchese Marinelli, a adesão dessa importante instituição à campanha Lote Legal, criada pela AELO para unir forças contra os loteamentos clandestinos. Essa informação foi divulgada oficialmente por Caio em 29 de março), na primeira reunião do Comitê de Desenvolvimento Urbano (CDU) de 2023.
Após um contato prévio entre os dois presidentes, ocorrido na semana anterior, Caio encaminhou ao dr. Vinicius Marchese Marinelli um ofício, pelo qual a AELO, convidou o CREA-SP a firmar, com nossa entidade, convênio que contribuirá para dinamizar ainda mais a campanha Lote Legal, de efetivo combate aos loteamentos clandestinos, e para abrir caminho rumo a outras futuras ações conjuntas.
Levando em conta a expressão do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e a importância dos profissionais de engenharia, de agrimensura e de agronomia no complexo trabalho das empresas de loteamento e desenvolvimento urbano em defesa de melhores cidades, fez ao dirigente uma breve explanação sobre os propósitos da AELO e da campanha Lote Legal.
A adesão do CREA-SP tem especial significado. O Lote Legal, que já contava com outros apoios expressivos, como os do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística Estado de São Paulo, da Secretaria da Habitação do Estado, do Procon-SP e de várias prefeituras, passa a envolver também os engenheiros de diversas especialidades, profissionais de expressiva participação em obras de loteamentos.